Fundamentos de Gerontologia
Área de Concentração: 100141
Criação: 08/11/2018
Ativação: 14/03/2019
Nr. de Créditos: 6
Carga Horária:
Teórica
(por semana) |
Prática
(por semana) |
Estudos
(por semana) |
Duração | Total |
---|---|---|---|---|
4 | 0 | 2 | 15 semanas | 90 horas |
Docentes Responsáveis:
Maria Luisa Trindade Bestetti
Deusivania Vieira da Silva Falcão
Ruth Caldeira de Melo
Samila Sathler Tavares Batistoni
Objetivos:
Apresentar os aspectos relativos à constituição e ao desenvolvimento do campo gerontológico, às suas principais teorias, paradigmas e ao capital intelectual atual. Analisar tópicos clássicos de investigação gerontológica que ilustram a contribuição interdisciplinar na compreensão de temas relativos ao envelhecimento.
Justificativa:
O campo do saber gerontológico, embora envolva temas abordados por diversas disciplinas, é recente e ainda em fase de definições epistemológicas e metodológicas. Uma compreensão multi, inter e transdisciplinar constitui-se ainda em um desafio para o qual necessita-se do empenho na construção de aportes teóricos. Assim sendo, a presente disciplina tem por objetivo apresentar e analisar os fatores relacionados à constituição e o desenvolvimento desse campo, das contribuições advindas das suas disciplinas bases e dos campos aplicados do saber. Apresenta também as teorias clássicas e paradigmas correntes sobre o envelhecimento bem como as temáticas recorrentes que exigem uma compreensão multidisciplinar. Apresenta também as iniciativas em reunir problemáticas gerontológicas em subáreas de conhecimento e prática
Conteúdo:
Módulo 1: Constituição e desenvolvimento da Gerontologia enquanto campo científico. 1. Influências científico-filosóficas pré-constituição do campo; 2. Contexto de consolidação do campo; 3. Influências dos paradigmas life course e life span 4. Contribuição das áreas aplicadas; 5. A Gerontologia no Brasil: Pioneirismo de personalidades e movimentos institucionais; Módulo 2: Teorias e Paradigmas clássicos em Gerontologia. 2.1.Teorias clássicas (Envelhecimento biológico; Envelhecimento social e o Envelhecimento psicológico); 2.2. Origens, fundamentos, aplicação dos paradigmas gerontológicos correntes (envelhecimento bem-sucedido; envelhecimento saudável; envelhecimento ativo; envelhecimento produtivo; envelhecimento ideal); 2.3.Binômios conceituais clássicos: Senescência/Senilidade; Dependência/Autonomia; Vulnerabilidade/Fragilidade; Velhice inicial/velhice avançada. Módulo 3: A formação de subáreas de conhecimento, pesquisa e aplicação de Gerontologia 1. Gerontologia Crítica; Gerontologia Narrativa; Gerontologia Feminista; 2. Gerontologia Social; Gerontologia Cultural; Gerontologia Comunitária; 2. Gerontologia Ambiental; Aging in Place; Gerontotecnologia; 3. Biogerontologia; Gerontologia Clínica; Geropsicologia; Gerontologia Cognitiva; 4. Gerontologia Educacional; Gerontologia da Família. Ao término da disciplina espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar e discutir os principais aspectos da constituição do campo gerontológico, suas principais teorias, paradigmas e questões recorrentes.
Forma de Avaliação:
Resenhas críticas individuais sobre os textos lidos para cada aula teórica e avaliações dos seminários realizados em grupo
Bibliografia:
BENGTSON, V.L.; SETTERSTEN JR, R.A.; KENNEDY, B.K.; MORROW-HOWELL, N.; SMITH, J. Handbook of theories of aging. 3a ed. New York: Springer Publishing Company, LLC. 2016, 752 p. EKERDT J.D. Gerontology in Five Images. The Gerontologist, v. 56, n. 2, p.184–192, 2016. FERRARO, K.F. The Gerontological Imagination: An Integrative Paradigm of Aging. New York, NY: Oxford University Press. 2018, 204 p. FERRARO, K.; George, L. Handbook of Aging and the Social Sciences. 8a ed. San Diego, CA: Elsevier Academic Press. 2016, 552 p. LOPES, A. Os desafios da Gerontologia no Brasil. 2a ed. Campinas, SP: Alínea. 2014, 212 p. MARTIN, P.; KELLY, N.; KAHANA, B.; KAHANA, E.; WILLCOX, B.J.; WILLCOX, D.C.; POON, L.W. Defining Successful Aging: A Tangible or Elusive Concept?, The Gerontologist, v 55, n. 1, p. 14-25, 2015. MARTINSON, M.; BERRIDGE, C. Successful Aging and Its Discontents: A Systematic Review of the Social Gerontology Literature. The Gerontologist, v. 55, n.1, p. 58–69, 2015. NERI, A.L. Palavras-chave em Gerontologia. 3a ed. São Paulo, Campinas: Alínea. 2008, 220p. FREITAS, E.V.; PY, L. Tratado de Geriatria e Gerontologia. 4a ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan. 2016, 1651 p. SCHAIE, K.W.; WILLIS, S.L. Handbook of Psychology of Aging. 8a ed. San Diego, CA: Elsevier Academic Press. 2016, 550 p. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Envelhecimento ativo: uma política de saúde / World Health Organization; tradução Suzana Gontijo. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005. 60p
Fonte: Plataforma Janus – (https://uspdigital.usp.br/janus/componente/catalogoDisciplinasInicial.jsf)