Disciplina: Práticas Educativas no Contexto do Envelhecimento

Meire Cachioni

Samila Sathler Tavares Batistoni

Objetivos:

OBJETIVOS: 1) Conhecer Teorias Contemporâneas da Aprendizagem. 2) Conhecer as principais práticas da educação na área Gerontológica. 3) Desenvolver a capacidade crítica em relação aos diversos contextos, práticas e conteúdos da educação em gerontologia. 4) Formar profissionais capazes de desenvolver projetos nas áreas da Gerontologia Educacional e da Educação Gerontológica.

Justificativa:

O envelhecimento populacional, somado a rapidez e a complexidade das mudanças econômicas, tecnológicas e culturais exigem que homens e mulheres se adaptem e readaptem ao longo de suas vidas. Esses fenômenos destacam a importância da educação e a compreensão que apenas por ela o ciclo da vida poderá ser compreendido de maneira natural e plural. A Educação tem o objetivo de possibilitar maiores conhecimentos ao indivíduo, incentivando-o na busca por melhores condições sociais, através de uma visão mais ampla, que se estenda por todos os espaços da sociedade e não somente nas unidades escolares, como ocorre no processo da educação não formal e informal. Segundo a literatura, a maior importância da educação está na possibilidade de criação de novos conhecimentos, ou seja, a criatividade humana passa pela educação. O agir comunicativo dos indivíduos, voltado para o entendimento dos fatos e fenômenos sociais cotidianos, baseia-se em convicções práticas, elaboradas a partir das experiências anteriores, segundo as tradições culturais e as condições histórico-sociais de determinado tempo e lugar. Nesse sentido, a prática nos espaços educacionais formais, não formais e informais, tem o intuito de informar pessoas idosas, profissionais e a população em geral sobre o processo do envelhecimento humano. Particularmente nos idosos, propicia benefícios ao bem-estar físico e emocional.

Conteúdo:

A disciplina abordará os princípios e práticas de educação desenvolvidas com idosos e indivíduos envolvidos no contexto do envelhecimento. Módulo 1: Teorias e Novos Conceitos em Educação. a) Aprendizagem Humana b) Teorias da Aprendizagem: Cognitivas (Aprendizagem e memória; Motivação; Teoria Cognitiva Social de Bandura. Contemporâneas (Ciclos de vida e ciclos de aprendizagem; Cultura, mente e educação; Experiência, pedagogia e práticas sociais. c) Aprendizagem ao longo de toda a vida. Módulo 2: Educação e envelhecimento: conceitos e relações com os campos da Gerontologia Educacional e da Educação Gerontológica. a) Educação e Envelhecimento. b) Gerontologia Educacional: fundamentos e práticas atuais. c) Educação Gerontológica: fundamentos e práticas atuais. d) Conexões teóricas e práticas dos campos. Módulo 3: Práticas educativas no contexto do envelhecimento humano: conteúdos, modelos, variáveis do contexto grupal e indicadores de eficácia. Bloco A: Gerontologia Educacional a) Educação formal – idosos em programas de alfabetização; idosos no contexto universitário. b) Educação não formal – Programas de educação permanente – contexto nacional e internacional: Centros de Convivência; Centros Dia para Idosos; Universidades da Terceira Idade; SESC; Programas Intergeracionais; Inclusão Digital. Bloco B: Educação Gerontológica c) Programas de educação continuada. d) Principais contextos: Educação em saúde; Programas para cuidadores de idosos; Programas psicoeducativos; Programas de Educação para o envelhecimento. Bloco C: Desenho de Projetos Educativos em Gerontologia.

Forma de Avaliação:

a) Seminários (peso 3). b) Execução de projeto educativo (peso 7).

Observação:

Bibliografia:

Bandura, A., Azzi, R., Polydoro. (2008). Teoria Social Cognitiva: Conceitos Básicos. [Cognitive Social Theory: Basic Concepts] Artmed. Brown N. Psychoeducational Groups: Process and Practice. 3rd ed. New York: Routledge Cachelin. 2011. Cachioni M, Ordonez T. N. (2016). Universidade da Terceira Idade. [University of the Third Age] In: Freitas EV, Py L (eds.). Tratado de Geriatria e Gerontologia [Geriatrics and Gerontology Treatise]. 4a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. Cachioni, M. (2018). Quem educa os Idosos: Um estudo sobre professores de universidades da terceira idade. [Who Educates the Elderly: A Study on Teachers of Senior Citizens’ Universities. 2ª edition] 2ª edição. Átomo & Alínea. Cecchini, M. A.; et al. (2016). Envelhecimento e Cognição | Memória, Funções Executivas e Linguagem [Aging and Cognition | Memory, Executive Functions, and Language]. In E V Freitas e L Py. Tratado de Geriatria e Gerontologia. [Geriatrics and Gerontology Treatise] 4 edição. Guanabara Koogan. Delors J. (2012). Educação: um tesouro a descobrir. [Education, a treasure to discover] 7ª ed. São Paulo: Cortez. Doll., J. (2016). A educação no Processo de Envelhecimento. [Education in the Aging Process] In: Freitas EV, Py L (eds.). Tratado de Geriatria e Gerontologia. [Geriatrics and Gerontology Treatise] 4a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. Faure, E. (1973). Aprender a ser. La educación del futuro. [Learn to be. Education of the future] UNESCO. García LB. Gerontología educativa: Como diseñar proyectos educativos con personas mayores. [Educative Gerontology: How to design educational projects with older people]. Madrid: Panamericana. 2005. Illeris, K. (2013). Teorias Contemporâneas da Aprendizagem. [Contemporary Theories of Learning] Penso: Porto Alegre. Lefrançois, G. R. (2016). Teorias da Aprendizagem. [Theories of Learning]. Tradução da 6 a ed. Norte-Americana. Cengage Learning. Valdés, R. (org.) (2014). Contribuições conceituais da educação de pessoas jovens e adultas: rumo à construção de sentidos na diversidade. [Conceptual contributions of the education of young and adult people: towards the construction of meanings in diversity.] Organização de Estados Ibero-americano e UNESCO. Editora UFG.

Idiomas ministrados:
Português

Fonte: Plataforma Janus – (https://uspdigital.usp.br/janus/componente/catalogoDisciplinasInicial.jsf)