Responsáveis: Profa Dr.ª Maria Luisa Trindade Bestetti, Prof.ª Dr.ª Deusivania Vieira da Silva Falcão, Profa Dr.ª Ruth Caldeira de Melo, e Prof.ª Dr.ª Samila Sathler Tavares Batistoni
Objetivos: Apresentar os aspectos relativos à constituição e ao desenvolvimento do campo gerontológico, às suas principais teorias, paradigmas e ao capital intelectual atual. Analisar tópicos clássicos de investigação gerontológica que ilustram a contribuição interdisciplinar na compreensão de temas relativos ao envelhecimento.
Número de créditos: 6
Responsáveis: Prof.ª Dr.ª Meire Cachioni.
Objetivos: Levar o aluno a refletir sobre os desafios da prática docente no ensino superior frente às exigências da sociedade contemporânea e a perceber a complexidade das diferentes dimensões do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior.
Número de créditos: 2
Responsáveis: Prof.ª Dr.ª Andrea Lopes
Prof. Dr. Humberto Miguel Garay Malpartida
Prof.ª Dr.ª Caroline Ribeiro de Borja Oliveira
Objetivos: Apresentar tipos de conhecimentos e crenças humanas, destacando a composição, importância e contribuições do conhecimento científico. Apontar a discussão atual sobre a importância do pensamento complexo em ciência, discutindo os limites do determinismo, fragmentação e reducionismo científico. Além disso, promover o raciocínio interdisciplinar amplo e a problematização do envelhecimento e da velhice vistos de maneira multideterminada e multifacetada, apresentando formas de investigação que fazem interface com a Gerontologia.
Número de créditos: 4
Responsáveis: Prof. Dr. Flávio Rebustini
Prof.ª Dr.ª Ruth Caldeira de Melo
Objetivos: Promover o conhecimento do aluno para planejar, escolher, aplicar, analisar, interpretar e redigir as técnicas quantitativas básicas na Gerontologia.
Número de créditos: 8
Responsáveis: Prof.ª Dr.ª Marisa Accioly Rodrigues da Costa Domingues
Prof.ª Dr.ª Bibiana Graeff Chagas Pinto Fabre
Prof. Jorgemar Soares Felix
Objetivos: 1. Estimular uma visão crítica sobre as relações entre direitos, políticas públicas e econômicas na promoção do envelhecimento digno. 2. Propor uma análise crítica sobre os marcos regulatórios nacionais e internacionais em matéria de envelhecimento e velhice. 3. Conduzir ao conhecimento e à reflexão sobre as questões que se referem às redes de suporte social e às parcerias necessárias para uma ação efetiva para a pessoa idosa. 4. Proporcionar uma análise sobre a emergente visão acerca da Economia da Longevidade e as implicações nos determinantes socioeconômicos e sociais no Brasil.
Número de créditos: 6
Responsáveis: Prof.ª Dr.ª Deusivania Vieira da Silva Falcão
Objetivos: Apresentar aspectos socioculturais e familiares próprios da educação informal, buscando discutir e refletir de maneira interdisciplinar as contribuições da Psicologia, Sociologia e Gerontologia para o estudo da velhice e do envelhecimento nas sociedades atuais.
Número de créditos: 6
Responsáveis: Prof.ª Dr.ª Maria Luisa Trindade Bestetti
Prof.ª Dr.ª Bibiana Graeff Chagas Pinto Fabre
Objetivos: A disciplina tem como objetivo promover reflexão acerca dos aspectos do direito à habitação e à cidade para o envelhecimento digno, introduzindo conceitos do Direito, da Arquitetura e do Urbanismo que nutrem uma compreensão mais abrangente sobre promoção de saúde e devem estar a serviço da melhoria da qualidade de vida. Pretende desenvolver ferramentas de análise de espaço público e privado, compreendendo aspectos fundamentais da acessibilidade e os diferentes modos de morar em espaços domésticos. Intenta despertar uma tomada de consciência sobre a importância da habitabilidade no ciclo de vida dos sujeitos
Número de créditos: 6
Responsáveis: Prof.ª Dr.ª Monica Sanches Yassuda
Prof.ª Dr.ª Samila Sathler Tavares Batistoni
Prof.ª Dr.ª Tânia Araújo Viel
Objetivos: Oferecer aos estudantes fundamentação teórica sobre a temática do envelhecimento cognitivo. O envelhecimento cognitivo será abordado dentro da perspectiva teórica life-span. As principais funções cognitivas serão exploradas, assim como as alterações esperadas no contexto do envelheci-mento normal. Os estudantes examinarão e discutirão o impacto da educação formal sobre o desempenho cognitivo na velhice. Os estudantes avaliarão o potencial de intervenções gerontológicas educativas, como o treino cognitivo, dentro do modelo de Seleção-Otimização-Compensação, com vistas à promoção do envelhecimento cognitivo bem sucedido. As aulas envolverão discussão a respeito de textos acadêmicos e artigos científicos recentes.
Número de créditos: 6
Responsáveis: Prof.ª Dr.ª Andrea Lopes
Objetivos: Apresentar e discutir, de maneira interdisciplinar, a temática Envelhecimento e Aparência, em especial, na velhice. O foco está nos aspectos socioculturais, tendo como base a interface entre os campos da Moda, Gerontologia e Antropologia. Ao término da disciplina espera-se que os alunos consigam caracterizar a temática como fruto de construções socioculturais, portanto dinâmica e processual, histórica, heterogênea e interdependente, com potencial para gestão ao longo da vida e engajamento social.
Número de créditos: 4
Responsáveis: Prof. Dr. Humberto Miguel Garay Malpartida
Prof.ª Dr.ª Tânia Araújo Viel
Objetivos: propiciar ao aluno um panorama geral das teorias biológicas de envelhecimento vigentes e, bem como, das principais alterações fisiológicas de diferentes sistemas do organismo durante o ciclo de vida. Além disso, a disciplina visa também estimular os estudantes a discutirem estratégias interdisciplinares para a prevenção de doenças crônicas e, consequentemente, para o envelhecimento bem-sucedido..
Número de créditos: 6
Responsáveis: Prof.ª Dr.ª Rosa Yuka Sato Chubaci
Prof.ª Dr.ª Caroline Ribeiro de Borja Oliveira
Objetivos: visa propiciar ao aluno um panorama geral da evolução histórica do campo da promoção da saúde, apresentando conceitos, história natural das doenças, princípios, estratégias e campos de ação, e suas relações com a velhice e o envelhecimento no Brasil e no mundo.
Número de créditos: 6
Responsáveis: Prof. Dr. Francisco Luciano Pontes Junior
Prof.ª Dr.ª Ruth Caldeira de Melo
Objetivos: apresentar os ajustes e adaptações dos sistemas orgânicos em resposta ao exercício físico, considerando as principais alterações fisiológicas associadas à idade. Além disso, a disciplina visa também analisar o papel do exercício físico na prevenção primária e secundária das doenças crônicas mais prevalentes na velhice.
Número de créditos: 6
Responsáveis: Prof.ª Dr.ª Caroline Ribeiro de Borja Oliveira
Objetivos: contextualizar a iatrofarmagenia na velhice e as estratégias multidisciplinares de prevenção de desfechos negativos associados a tratamentos farmacológicos.
Número de créditos: 6
Responsáveis: Prof. Dr. Flávio Rebustini
Prof.ª Dr.ª Ruth Caldeira de Melo
Objetivos: promover o conhecimento do aluno para planejar, escolher, aplicar, analisar, interpretar e redigir as técnicas quantitativas avançadas na Gerontologia.
Número de créditos: 8
Responsáveis: Prof.ª Dr.ª Sandra Maria Lima Ribeiro
Objetivos: Conceituar a síndrome da fragilidade do idoso e discutir possíveis associações com a nutrição e com a atividade física, em termos preventivos ou intervencionais.
Número de créditos: 4
Responsáveis: Prof.ª Dr.ª Meire Cachioni
Prof.ª Dr.ª Samila Sathler Tavares Batistoni
Objetivos: 1) Conhecer Teorias Contemporâneas da Aprendizagem. 2) Conhecer as principais práticas da educação na área Gerontológica. 3) Desenvolver a capacidade crítica em relação aos diversos contextos, práticas e conteúdos da educação em gerontologia. 4) Formar profissionais capazes de desenvolver projetos nas áreas da Gerontologia Educacional e da Educação Gerontológica.
Número de créditos: 4