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Apresentação Geral
O programa de Pós-Graduação em Gerontologia apresenta uma área de concentração e três linhas de pesquisa. Esta única área se justifica a partir do entendimento que as linhas e os projetos que a integram partilham, entre si, três pressupostos:
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O envelhecimento é um processo natural e contínuo que implica em um conjunto de transformações biopsicossociais que ocorre com o passar do tempo em todos os seres humanos;
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O envelhecimento é único, individual e heterogêneo, sendo influenciado pela interação entre fatores internos e externos;
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O envelhecimento ativo e bem-sucedido depende não só de ações nas áreas da saúde e social, mas em outros setores (educação, economia, trabalho, segurança, entre outros).
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Assim, esta área abrange o envelhecimento nas suas diferentes vertentes e características, de forma a atender as necessidades dos idosos, além de preparar e educar a sociedade para enfrentar os desafios do envelhecimento populacional e para promover o envelhecimento bem-sucedido.
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Linhas de Pesquisa
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Gestão Gerontológica
A presente linha de pesquisa pretende provocar o aluno a colocar-se como gestor do envelhecimento, nas diversas frentes que a Gerontologia apresenta. A atuação do gestor significará que o mesmo deverá ser um integrador da equipe interprofissional envolvida em cada âmbito selecionado, podendo ser macro gestor de organizações, equipamentos de atenção, espaço urbano e políticas públicas, ou micro gestor, em casos específicos de indivíduos ou grupos familiares, atento às questões éticas e jurídicas relacionadas ao processo de envelhecimento e ao seu exercício profissional. Sendo assim, essa linha possibilitará o desenvolvimento de temas que ampliem as reflexões sobre as melhores condições de bem-estar dos indivíduos, tanto no seu ambiente privado quanto no público. Os projetos desta linha contemplam os seguintes temas: gestão da qualidade na assistência ao idoso, espaço e ambiência e políticas públicas nacionais e internacionais.
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Processos Educativos no Envelhecimento
A presente linha de pesquisa tem como objetivo central examinar as relações entre os processos educativos, quer formais, não-formais ou informais, e os indicadores de bem-estar, qualidade de vida e engajamento sociofamiliar na velhice. Complementarmente, visa examinar os fatores que se relacionam com a eficácia de intervenções educativas em Gerontologia e derivar diretrizes básicas para programas, campanhas e projetos educativos. Vale lembrar que se acredita, com isso, que intervenções sociais e educativas devem suscitar ações intersetoriais, motivando a integração do público e do privado, de ações coletivas e individuais. Os projetos desta linha contemplam os seguintes temas: educação formal (relação entre escolaridade e reserva cognitiva), educação não-formal (programas e projetos educativos destinados a idosos e atores sociais envolvidos com os mesmos) e educação informal (trocas sociais e intergeracionais em diversos contextos).
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Saúde, Envelhecimento e Doenças Crônicas
A presente linha de pesquisa tem como objetivo principal investigar o efeito de diferentes ações na redução de agravos associados ao envelhecimento, além da prevenção e redução dos fatores de risco para as principais doenças crônicas mais frequentes na velhice. Vale ressaltar que essa linha é baseada no fato de que quando os fatores de risco para doenças crônicas e para o declínio funcional são mantidos controlados, em conjunto com o fornecimento de fatores de proteção, os indivíduos desfrutam de melhor qualidade de vida, permanecendo saudáveis e capazes de cuidar de sua própria vida à medida que envelhecem. Os projetos desta linha contemplam os seguintes temas: avaliação multidimensional do idoso, qualidade de vida, mudanças de hábitos de vida, manutenção da capacidade funcional, 3 ações/intervenções utilizadas na redução dos agravos inerentes o processo de envelhecimento e controle de fatores de risco para doenças crônicas.