Disciplina: Análise de Dados Avançada em Gerontologia

Flávio Rebustini

Ruth Caldeira de Melo

Objetivos:

Promover o conhecimento do aluno para planejar, escolher, aplicar, analisar, interpretar e redigir as técnicas quantitativas avançadas na Gerontologia

Justificativa:

A avaliação multidimensional do idoso em modelos quantitativos exige a adoção de técnicas precisas, robustas e complexa. Nesse cenário é essencial que o aluno consiga tomar decisões na escolha dos modelos e das técnicas que serão aplicadas em suas pesquisas.

Conteúdo:

1) Análise multivariada de Dados: Anova “One” Way, Anova “Two” Way, Anova Medidas repetidas, Kruskal-Wallis, Anova de Friedman, MANOVA, ANCOVA, MANCOVA. 2) Regressões simples, múltiplas, logísticas. Regressões ordinais e nominais. Regressão – mediação, moderação e condicionada. 3) Análise discriminantes. 4) Árvore de decisão. 5) Análise Fatorial e confirmatória

Forma de Avaliação:

Avaliação será pela média ponderada. Sendo: PROVA 1 (PESO 2), PROVA 2 (PESO 3) E PROVA 3 (PESO 5), SEMINÁRIO 1 (PESO 2) E SEMINÁRIO 2 (PESO 3)

Observação:

Avaliação será realizada pela média ponderada. Sendo: PROVA 1 (PESO 2), PROVA 2 (PESO 3) E PROVA 3 (PESO 5), SEMINÁRIO 1 (PESO 2) E SEMINÁRIO 2 (PESO 3): Assim: ((P1 X 2) + (P2 X 3) + (P3 X 5) + (S1 X 2) + (S2 X 3)) / 15 A nota dos seminários será atribuída considerando-se a apresentação oral e o material escrito referente aos mesmos. A média da nota recebida nessas duas atividades será a nota do seminário em questão.

Bibliografia:

BROWN, T. A. Confirmatory factor analysis for applied research. Guilford Publications, 2014. BYRNE, B. M. Structural equation modeling with AMOS: Basic concepts, applications, and programming. Routledge, 2016. CHATTERJEE, S; SIMONOFF, JS. Handbook of regression analysis. John Wiley & Sons, 2013. CYNTHIA, M. et al. Applications of Regression Models in Epidemiology. John Wiley & Sons, 2017. FAHRMEIR, L. et al. Regression: models, methods and applications. Springer Science & Business Media, 2013. FIELD, A. Discovering statistics using ibm spss statistics+ spss version 22.0. Sage Publications, 2014. GELMAN, A.; HILL, J. Data analysis using regression and multilevel/hierarchical models. New York, NY, USA: Cambridge University Press, 2014. HAIR, JF. et al. Multivariate Data Analysis: 7th Edition. Pearson New International Edition, Always Learning. 2014. HOX, J. J.; MOERBEEK, M.; VAN DE SCHOOT, R. Multilevel analysis: Techniques and applications. Routledge, 2017. KLINE, R. B. Principles and practice of structural equation modeling. Guilford publications, 2015. OSBORNE, J. W.; BANJANOVIC, E. S. Exploratory factor analysis with SAS. SAS Institute, 2016. TABACHNICK, B. G.; FIDELL, L. S. Using multivariate statistics. 6th editon. Pearson, 2014.

Idiomas ministrados:
Português

Fonte: Plataforma Janus – (https://uspdigital.usp.br/janus/componente/catalogoDisciplinasInicial.jsf)