Disciplina: Análise de Dados em Gerontologia

Disciplina GER5002
Análise de Dados em Gerontologia

Área de Concentração: 100141

Criação: 08/11/2018

Ativação: 13/03/2019

Nr. de Créditos: 8

Carga Horária:

Teórica

(por semana)

Prática

(por semana)

Estudos

(por semana)

Duração Total
4 0 4 15 semanas 120 horas

Docentes Responsáveis:

Flávio Rebustini

Ruth Caldeira de Melo

Objetivos:

Promover o conhecimento do aluno para planejar, escolher, aplicar, analisar, interpretar e redigir as técnicas quantitativas básicas na Gerontologia

Justificativa:

A medida e a forma como medimos são pontos essenciais nas ciências. Desta forma, a precisão na escolha das técnicas estatísticas é essencial para a qualidade da análise e interpretação nos dados quantitativos.

Conteúdo:

1) Teoria da Medidas, Natureza dos dados e tipo de variáveis. 2) Estatística descritiva básica: medidas de tendência central e dispersão. 3) Análises de distribuição e normatização. 4) Tipos de Erros, tamanho de Efeito, tamanho de amostra, nível de significância e grau de liberdade. 5) Medidas de associação paramétrica e não-parámetrica (correlações Pearson, Spearman, Tau de Kendal, bisserial, ordem zero, parciais, policóricas e tetracóricas). 6) Análises básica de dados categóricos (Qui-Quadrado, V de Crámer, Coeficiente Phi e Loglinear). 7) Análises de variância: “t” de Student, Wilcoxon, McNemar e Mann-Whitney. 8) Análises Multivariadas – Anova “One” Way, Kruskal-Wallis e Anova de Friedman. 9) Regressão Simples, Múltipla e Logistica.

Forma de Avaliação:

Avaliação pela média ponderada. Sendo: PROVA 1 (PESO 2), PROVA 2 (PESO 3) E PROVA 3 (PESO 5), SEMINÁRIO 1 (PESO 2) E SEMINÁRIO 2 (PESO 3): Assim: ((P1 X 2) + (

Observação:

A avaliação do aluno será realizada pela média ponderada. Sendo: PROVA 1 (PESO 2), PROVA 2 (PESO 3) E PROVA 3 (PESO 5), SEMINÁRIO 1 (PESO 2) E SEMINÁRIO 2 (PESO 3): Assim: ((P1 X 2) + (P2 X 3) + (P3 X 5) + (S1 X 2) + (S2 X 3)) / 15 A nota dos seminários será atribuída considerando-se a apresentação oral e o material escrito referente aos mesmos. A média da nota recebida nessas duas atividades será a nota do seminário em questão.

Bibliografia:

FIELD, A. Discovering statistics using ibm spss statistics+ spss version 22.0. Sage Publications, 2014. HAIR, JF. et al. Multivariate Data Analysis: 7th Edition. Pearson New International Edition, Always Learning. 2014. LEVIN J, FOX JA, FORDE, DR. Estatística para ciências humanas. 9a ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2004, 498p. PECK, R; OLSEN, C; DEVORE, JL. Introduction to statistics and data analysis. Cengage Learning, 2015. DANCEY, CP.; REIDY, J. Estatística sem matemática para psicologia. Penso Editora, 2013. MORETTIN, PA; BUSSAB, WO. Estatística básica. Editora Saraiva, 2017. DOWNEY, Allen B. Think stats: exploratory data analysis. ” O’Reilly Media, Inc.”, 2014. CHATTERJEE, S; SIMONOFF, JS. Handbook of regression analysis. John Wiley & Sons, 2013. FAHRMEIR, L. et al. Regression: models, methods and applications. Springer Science & Business Media, 2013.

Idiomas ministrados:
Português

Fonte: Plataforma Janus – (https://uspdigital.usp.br/janus/componente/catalogoDisciplinasInicial.jsf)