Disciplina: Didática do Ensino Superior

Docente Responsável:

Meire Cachioni

Objetivos:

A disciplina tem como objetivos levar o aluno a: 1. Refletir sobre os desafios da prática docente no ensino superior frente às exigências da sociedade contemporânea; Perceber a complexidade das diferentes dimensões do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior; 2. Compreender os componentes do processo de ensino-aprendizagem – aluno, professor e conhecimento – a partir da concepção do papel do professor mediador; 3. Reconhecer a importância do planejamento de ensino e aprendizagem: a ementa, os objetivos educacionais, os conteúdos programáticos, os procedimentos didáticos e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem; 4. Elaborar plano de ensino.

Justificativa:

A didática, como reflexão sistemática e busca de alternativas para os desafios da prática educacional no ensino superior é utilizada na formação de educadores e tem como objeto de estudo o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de organizar as condições que melhor propiciem a aprendizagem e o ensino, como: objetivos instrucionais, seleção dos conteúdos, estratégias de ensino, avaliação e a relação interpessoal. Ao aprofundar os conhecimentos acerca da didática, o pós-graduando estará apto para buscar práticas educacionais que tornem o ensino mais eficiente; trabalhar continuamente a relação teoria-prática e assumir o compromisso com a transformação social.

Conteúdo:

1. Exigências atuais para a docência universitária: o cenário da sociedade brasileira na atualidade e as implicações educacionais; os desafios da profissão professor na educação superior. 2. Dimensões do processo de ensino-aprendizagem: cultural, ético-política, histórico-social e técnica; relações intersubjetivas. 3. Processo de ensino-aprendizagem e seus componentes: aluno–conhecimento-professor mediador. 4. Ação pedagógica em sala de aula e intencionalidade do processo: os objetivos da aprendizagem; os conteúdos programáticos; os procedimentos didáticos; a avaliação do processo de ensino e aprendizagem. 5. Elaboração de plano de ensino e sequência didática.

Forma de Avaliação:

a) Seminários (peso 3). b) Execução de plano de ensino (peso 7).

Observação:

Bibliografia:

Demo P. Complexidade e aprendizagem: a dinâmica não linear do conhecimento. [Complexity and Learning: the nonlinear dynamics of knowledge] São Paulo: Atlas, 2011. Freire P. Conscientização: teoria e prática de libertação. [Awareness: Theory and Practice of Deliverance] 3ª ed. São Paulo: Centauro, 2008. Sommerman A, Mello MF, Barros VM (Org.). Educação e transdisciplinaridade II. [Education and Transdisciplinarity II] São Paulo: Triom, 2002. Torres CA, Gutierrez F, Romão JE, Gadotti M, Garcia WE. Reinventando Paulo Freire no século XXI. [Reinventing Paulo Freire in the XXI Century] São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008. Zitkoski JJ. Paulo Freire & a educação. [Paulo Freire and Education] Belo Horizonte: Autêntica, 2006. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: Berbel NAN. Metodologia da Problematização. [Methodology for Problematizing] In: Berbel NAN. Metodologia do Ensino Superior: realidade e significado. [Methodology of Higher Education: Reality and Meaning] Campinas: Papirus, 1994. Cumha MI. O professor universitário na transição de paradigmas. [University professors in the Transition of Paradigms] Araraquara: JM Editora, 1998. Dias Sobrinho J. Dilemas da Educação Superior no mundo globalizado: sociedade do conhecimento ou economia do conhecimento? [Dilemmas of higher education in a globalized world: knowledge society or knowledge economy?] São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. Foresti MCPP. Prática docente na Universidade: a contribuição dos meios de comunicação. [Teaching practice at the University: contribution of the media] Tecnol Educ.1995; 22(125): 3-7. Kenski VM. O papel do professor na sociedade digital. [The teacher’s role in a digital society] In: Castro AD, Carvalho AMP (org.). Ensinar a Ensinar. [Teaching how to Teach] São Paulo: Pioneira Thonson Learning Ltda, 2002. Méndez JMA. Avaliar a aprendizagem em um ensino centrado nas competências. [Assessing learning in skill-centered teaching] In: Sacristán JG, et al.. Educar por competências: o que há de novo? [Teaching through skills: what’s new?] Porto Alegre: Artmed, 2011. Morosini M (org.) Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. [Professors in higher education: identity, teaching and training] Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000. 80 p. Rasco FA. O desejo de separação: As competências nas universidades. [The desire for separation: skills in Universities] In: Sacristán JG, et al. Educar por competências: o que há de novo? [Teaching through skills: what’s new?] Porto Alegre: Artmed, 2011. UNESCO. World Declaration on Higher Education for the Twenty-­‐first Century: Vision and Action. Framework for Priority Action for Change and Development of Higher Education. Piracicaba, Editora UNIMEP (Universidade Metodista de Piracicaba), 1998. Veiga IPA, Castanho MELM. Pedagogia Universitária: a aula em foco. [University Pedagogy: focusing on the class] Campinas: Papirus, 2000.

Idiomas ministrados:
Português

Fonte: Plataforma Janus – (https://uspdigital.usp.br/janus/componente/catalogoDisciplinasInicial.jsf)