Disciplina: Fundamentos de Promoção da Saúde no Envelhecimento

Rosa Yuka Sato Chubaci

Caroline Ribeiro de Borja Oliveira

Objetivos:

A disciplina de Promoção da Saúde no Envelhecimento visa propiciar ao aluno um panorama geral da evolução histórica do campo da promoção da saúde, apresentando conceitos, história natural das doenças, princípios, estratégias e campos de ação, e suas relações com a velhice e o envelhecimento no Brasil e no mundo.

Justificativa:

Habilitar o aluno a conhecer, discutir e aplicar concepções e estratégias diversas de promoção da saúde na velhice e no envelhecimento.

Conteúdo:

1. Conceitos de Promoção da Saúde. 2. Níveis de aplicação de medidas preventivas na história natural das doenças. 3. Concepções de Saúde e diferentes visões da Promoção da Saúde. 4. Estratégias da Promoção da Saúde. 5. Promoção da Saúde e Envelhecimento. 6. Princípios da Promoção da Saúde: a) Concepção holística da saúde; b) Equidade; c) Intersetoriali-dade; d) Participação social; e) Sustentabilidade. 7. Campos de ação da Promoção da Saúde na população idosa no Brasil. 8. O Conceito de Vulnerabilidade e as Práticas de Saúde: novos desafios para a atenção ao idoso. 9. A Vigilância da Saúde para Promoção da Saúde: reorientação de modelos para a saúde do idoso.

Forma de Avaliação:

1. Apreciação do desempenho e participação nas atividades em aula ou campo; 2. Amadurecimento do Pré-Projeto individual apresentado na seleção do Programa.

Observação:

Apenas participarão da disciplina alunos regularmente matriculados na pós-graduação. Sugere-se que estejam no início do curso.

Bibliografia:

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde – 3. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010. Carvalho SR. Saúde coletiva e promoção da saúde: sujeito e mudança. 1a ed. São Paulo: Hucitec; 2005, 183p. Czeresnia D, Freitas CM. Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. 2a ed. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2012, 176p. Czeresnia D, Maciel EMGS, Oviedo RAM. Os sentidos da saúde e da doença. Rio de Janeiro: Fiocruz; 2013. Jacob Filho W, Carvalho Filho ET. Promoção da saúde no idoso. In: Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Elsevier. 2011, 141p. Lefèvre F, Lefèvre AMC. Promoção da saúde: a negação da negação. Rio de Janeiro: Vieira & Lent; 2004, 166p. Litvoc J, Brito FC. Envelhecimento: prevenção e promoção da saúde. São Paulo: Atheneu. 2004, 226p. Neri AL. Palavras-chave em Gerontologia. 4a ed. São Paulo, Campinas: Alínea. 2014, 336p. Westphal, MF. Promoção da saúde e prevenção de doenças. Tratado de Saúde Coletiva. 2012. Veras RP, Oliveira M. Envelhecer no Brasil: a construção de um modelo de cuidado. Rev. Ciência e Saúde Coletiva. 2018;23(6):1930-1936 Veras RP. Gerenciamento de doença crônica: equívoco para o grupo etário dos idosos. Rev Saúde Pública. 2012; 46(6):929-934.

Fonte: Plataforma Janus – (https://uspdigital.usp.br/janus/componente/catalogoDisciplinasInicial.jsf)