Investigação Científica em Gerontologia
Área de Concentração: 100141
Criação: 08/11/2018
Ativação: 15/03/2019
Nr. de Créditos: 4
Carga Horária:
Teórica
(por semana) |
Prática
(por semana) |
Estudos
(por semana) |
Duração | Total |
---|---|---|---|---|
2 | 0 | 2 | 15 semanas | 60 horas |
Docentes Responsáveis:
Andrea Lopes
Humberto Miguel Garay Malpartida
Caroline Ribeiro de Borja Oliveira
Objetivos:
1. Apresentar tipos de conhecimentos e crenças humanas, destacando a composição, importância e contribuições do conhecimento científico. Apontar a discussão atual sobre a importância do pensamento complexo em ciência, discutindo os limites do determinismo, fragmentação e reducionismo científico; 2. Apresentar a importância e a estrutura básica de construção do pensamento científico em Gerontologia, como também a postura do pesquisador; 3. Promover o raciocínio interdisciplinar amplo e a problematização do envelhecimento e da velhice vistos de maneira multideterminada e multifacetada, apresentando formas de investigação que fazem interface com a Gerontologia. Dar-se-á destaque as contribuições da área da Psicologia, Biologia, Ciências Sociais, Gestão e Saúde; 4. Apontar as etapas de realização de um projeto e desenvolvimento de pesquisa em Gerontologia, ressaltando a importância da escolha de métodos e técnicas de investigação coerentes com a fundamentação teórico-conceitual delineada. Destacar a importância da ética em ciência; 5. Elencar e discutir as fontes de financiamento e agências de fomento de pesquisa nacionais e internacionais, como também discutir o trajeto a ser realizado para atuar na área acadêmico-científica; 6. Apresentar bases de dados e técnicas para a realização e organização de levantamento e revisão bibliográfica, normas técnicas, escolha de palavras-chave e composição de mapas conceituais. 7. Aprimorar a versão do projeto de pesquisa entregue na seleção de mestrado, seguindo os moldes da FAPESP.
Justificativa:
A relevância da disciplina justifica-se na medida que procura estimular alunos de pós-graduação a: • Desejar desenvolver uma pesquisa científica em Gerontologia, especialmente alunos provenientes de outras áreas do conhecimento, sabendo avaliar a importância da pesquisa gerontológica igualmente para a atuação profissional neste campo; • Elaborar reflexões e discutir criticamente a produção e o conhecimento científico em Gerontologia; • Sentir-se apto a aprimorar o seu projeto de pesquisa ao longo do curso, valendo-se de ferramentas científicas consistentes; • Ser um agente de promoção da inquietação do olhar e reflexão interdisciplinar no que se refere ao tema velhice e envelhecimento, especialmente se seguir a carreira acadêmica/formação de recursos humanos.
Conteúdo:
Promover, por intermédio de aulas/encontros temáticos, uma visão panorâmica dos seguintes aspectos e assuntos pertinentes à proposta da disciplina: 1. Apresentar tipos de conhecimentos e crenças humanas, destacando a composição, importância e contribuições do conhecimento científico. Apontar a discussão atual sobre a importância do pensamento complexo em ciência, discutindo os limites do determinismo, fragmentação e reducionismo científico; 2. Apresentar a importância e a estrutura básica de construção do pensamento científico em Gerontologia, como também a postura do pesquisador; 3. Promover o raciocínio interdisciplinar amplo e a problematização do fenômeno do envelhecimento e da velhice visto de maneira multideterminada e multifacetada, apresentando diferentes formas científicas de investigação que fazem interface com a Gerontologia. Dar-se-á destaque as contribuições da área da Psicologia, Biologia, Ciências Sociais, Gestão e Saúde; 4. Apontar as etapas de realização de um projeto e desenvolvimento de pesquisa em Gerontologia, ressaltando a importância da escolha de métodos e técnicas de investigação coerentes com a fundamentação teórico-conceitual delineada. Destacar a importância da ética em ciência; 5. Elencar e discutir as fontes de financiamento e agências de fomento de pesquisa nacionais e internacionais, como também discutir o trajeto a ser realizado para atuar na área acadêmico-científica; 6. Apresentar bases de dados e técnicas para a realização e organização de levantamento e revisão bibliográfica, normas técnicas, escolha de palavras-chave e composição de mapas conceituais. Discutir os principais temas tratados em Gerontologia, apontando àqueles que ainda carecem de investigação científica; 7. Aprimorar a versão do projeto de pesquisa entregue na seleção de mestrado, seguindo os moldes da FAPESP.
Forma de Avaliação:
1. Apreciação do desempenho e participação nas atividades em aula ou campo; 2. Amadurecimento do Pré-Projeto individual apresentado na seleção do Programa.
Bibliografia:
Bauer M, Gaskell G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 8a ed. Petró-polis, RJ: Vozes. 2010, 620p. Bardin L. Análise de conteúdo. Editora Brasileira. 2011, 280p. Bell J. Projeto de pesquisa: guia para pesquisadores iniciantes em educação, saúde e ciências sociais. Porto Alegre: Artmed. 2008, 224p. Bussab WO, Morettin PA. Estatística básica. 7a ed. São Paulo: Saraiva. 2012, 542p. Creswell JW. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3a ed. Porto Alegre: Ar-tmed. 2010, 296p. Denzin NK, Lincoln YS. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed. 2006, 432p. Kerlinger FN. Metodologia da pesquisa em ciências sociais: um tratamento conceitual. 5ed. São Paulo: EPU. 2006, 398p. Laville C, Dionne J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed. 1999, 344p. Luna, SV. Planejamento de pesquisa: uma introdução. 2a ed. São Paulo: EDUC. 2011, 116p. Minayo MCS. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 27a ed. Petrópolis: Vozes. 2008, 80p. Morin E. Religação dos Saberes. 7a ed. Rio de Janeiro: Berdrant Brasil. 2010, 588p. Morin E. Ciência com Consciência. 13a ed. Rio de Janeiro: Berdrant Brasil, 2010, 350p. Morin E. Introdução ao pensamento complexo. 4a ed. Rio Grande do Sul: Editora Sulina. 2011, 120p. Neri AL. Palavras-chave em Gerontologia. 3a ed. São Paulo, Campinas: Alínea. 2008, 220p. Richardson RJ. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3a ed. São Paulo: Atlas. 2010, 336p. Siegel S, Castellan Jr NJ. Estatística não-paramétrica para ciências do comportamento. 2a ed. Porto Alegre: Artmed. 2006, 448p. Turato ER. Tratado de metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. Petrópolis, RJ: Vozes. 3a. Edição, 2008, 688p.
Fonte: Plataforma Janus – (https://uspdigital.usp.br/janus/componente/catalogoDisciplinasInicial.jsf)